DONA DO NARIZ
Um dia serei
Dona do meu nariz
Terei dezoito anos,
Vou estudar e trabalhar,
Se não dividir apartamento,
Vou ter a chave da porta,
A chave do carro,
A chave dos segredos noturnos
Que hoje me dão medo.
Um dia deixarei de pedir
Dinheiros, horários e licenças.
Vou poder chegar depois da meia-noite,
Vou poder andar em garupa de moto
Ou ficar contando estrelas
Ao curtir o namorado.
Mesma que eu me sinta coroa,
Velha encardida e enrugada,
Com dezoito anos
Descobrirei a liberdade.
Elias José, Cantigas de adolescer, edição São Paulo1992.
ADOLESCENTES
Adolescentes tão insensatos
Querem ser donos do seu nariz,
Mais não querem acordar cedo e encarar a realidade,
Na adolescência querem ter logo os dezoitos anos,
Se esquecendo que a maioridade é comprometimento
Não diversão,
Um dia deixarão sim, de pedir
Dinheiros, horários e licenças
Poderão chegar a hora que bem entender
E namorar quando quiser,
Pois responderão por si;
Então terão que trabalhar para garantir a liberdade alcançada,
Adolescentes pensam que a vida é só lamentações
Vive Pensando que a vida de adulto é libertação
E o adulto dizendo meu filho não queira essa vida não!
Quando a liberdade chegar vai querer voltar a casa dos pais,
Então...
Viva a sua adolescência!
Curte os bons amigos
E uma boa roda de tereré
Estude por um futuro melhor,
e para viver a liberdade do amanhã.
Egizele Mariano da Silva.2019
O DIA PERFEITO
O dia perfeito
Será eu com meus amigos
Nosso dia será divino
Com tranquilidade
Sem nada para se preocupar
Com um tereré
Debaixo da sombra de um jatobá
Com meus amigos de verdade!
E ver as pessoas da comunidade alegres.
O dia perfeito
será eu praticando esportes
e se divertindo,
ver, as pessoas sem preconceitos
sem exclusão,
pois, todos, tem direito de se divertir
esse é o dia que eu quero ver no mundo.
Natanael Maciel 6ºC2019
UM DIA SEREI
Um dia serei um jovem com dezoito anos, serei livre, sei que não irei morar mais com minha família, terei que ter a minha própria casa, não vou pedir mais permissões para os meus pais, vou ter que trabalhar para me sustentar e comprar o que eu quiser.
Vou ter minha moto, que servirá para eu trabalhar, quando esse dia chegar ficarei muito feliz, mas não vou parar meus estudos, porque sei que sem eles não irei a lugar nenhum.
Nunca esquecerei dos meus pais, porque sem eles não estaria aqui, com dezoito anos irei realizar o meu sonho de ser médico, cuidar da saúde das pessoas principalmente das crianças indígenas.
Aluno 8ºB, 2019
MEUS DEZOITO ANOS
Um dia serei livre, terei dezoito anos, esse dia vai ser maravilhoso, pretendo fazer qualquer coisa, vou trabalhar e estudar, vou chegar de madrugada, vou sentir livre, terei minha casa própria, vou curtir a vida, vou ter uma ou duas motos, ter meus dezoito anos vai ser tudo na minha vida.
Tudo na minha vida mudará, minha mãe não vai mandar em mim, vou ter meu próprio salário, vou sair de casa para se divertir nas festas e chegar cinco horas da manhã em casa, não irei me preocupar a hora que devo voltar.
Vou morar sozinho, tirar a minha habilitação, fazer faculdade, comprar o que eu quero, vai ser legal, vou deixar de pedir dinheiro, de ter horário, pedir licenças para os meus pais, vou me sentir livre, descobrirei a liberdade da vida, conhecerei alguns lugares, farei uma viagem, será maravilhoso.
Aluno do 8ºB 2019
QUANDO EU TER DEZOITO ANOS
Quando eu ter dezoito anos, terei muitas responsabilidades, mas talvez será um pouco difícil, por causa da falta de emprego, mas espero que até lá, o país esteja melhor.
Por outro lado, será bom, porque poderei fazer o que quiser, não precisarei mais pedir dinheiro para os meus pais, vou andar de moto, vou poder comprar a moto que sempre quis, irei ter um serviço bom.
Quero muito poder dar uma melhor condição de vida para a minha coroa, com uma casa, construir uma casa boa para ela, e ter a minha família; Quero servir o quartel e depois entrar na Polícia Militar é isso que eu quero fazer quando eu fizer dezoito anos.
Aluno do 8ºB, 2019
QUANDO EU TER DEZOITO ANOS
Quando eu ter dezoito anos, vou poder ver e sentir que já sou responsável pelos meus atos, quando eu fizer alguma coisa contra as leis, poderei ir preso, pagarei pelos meus erros, vou arrumar um emprego descente para eu poder trabalhar e ter as minhas próprias coisas.
Serei responsável por um filho, se eu tiver um também, vou poder fazer um monte de coisas, mas tenho que fazer certo, poderei sair e chegar a hora que eu quiser na minha casa, ou amanhecer por aí, vou poder ter minha moto, minha casa, meus próprios cachorros, alimentá-los e chamar de fulano de tal, vou poder ter a minha liberdade própria, vou continuar estudando, fazendo curso, não vou pensar em bobagens que o mundo oferece.
Aluno 8ºB, 2019.
edição e postagem: Egizele Mariano da Silva/2023, trabalho desenvolvido em sala de aula em 2019, trabalhando com poesias e produções textuais, na disciplina de Língua Portuguesa, abordando o tema identidade e e refletindo sobre a vida dos adolescentes que almejam os dezoito anos.
Comments