top of page
Post: Blog2 Post
Buscar
Foto do escritorEgizele Mariano

GRAFISMO TERENA

GRAFISMO TERENA NA RESERVA INDÍGENA FRANCISCO HORTA BARBOSA-DOURADOS-MS

O grafismo é uma das características fundamentais na cultura Terena, na Reserva Indígena de Dourados-MS: Francisco Horta Barbosa, o grafismo se faz presente na pintura corporal, nas cerâmicas, nos instrumentos artesanais, toalhas, painéis, murais escolares, trajes típicos femininos, uma forma de preservar a identidade cultural tradicional, possibilitando o contato e conhecimento a comunidade local.

Nas festividades e apresentações culturais, como na semana dos Povos indígenas, é um momento oportuno para a demonstração do grafismo Terena, pois a pintura corporal tem o objetivo de caracterizar o corpo para as apresentações, além de transmitir uma mensagem, através do significado que cada grafismo representa, portanto, para cada acontecimento, há uma pintura e um grafismo diferente.

Nelson Francisco, indígena da etnia Terena, e professor de Língua Terena na escola indígena da reserva na aldeia Jaguapiru, relatou, que na aldeia onde morava, o grafismo não tinha tanta evidencia, mas quando veio para a reserva indígena de Dourados a cultura indígena Terena estava em destaque, os não indígenas queriam conhecer a pintura e os grafismo da etnia, com isso, Nelson se interessou, aprofundando mais ainda, seus conhecimentos, sobre o grafismo terena, recebeu orientações do Ancião Guilherme Felipe Valério o qual lhe orientou, que os grafismos estão relacionados a natureza, animais e plantas, pois de acordo com a cosmologia, o terena tem a natureza como fonte principal de sobrevivência, tudo que vem da natureza tem seu encanto, além de afastar os males, que surgem na terra, desta forma, cada grafismo é relacionado a um animal como: peixe, a tartaruga, onça e cobra como também folhas de plantas, como: a folha da taquara e a flor de maracujá; Através da representação desses grafismos, foi criando outros, de acordo com o contexto da cultura terena, compartilhando esses conhecimentos em sala de aula com seus alunos, seus grafismos são requisitados na semana dos povos indígenas, onde é convidado para realizar oficinas, palestras e a fazer pinturas corporais com grafismo nos participantes de desfile de Miss e Mister Indígena, que ocorre anualmente na reserva, no mês de Abril, antes das apresentações culturais todos os participantes são orientados sobre as pinturas corporais e os grafismos, é importante conhecer o grafismo e o significado, antes de usá-lo, assim também de outras etnias.


FORMATOS DOS GRAFISMOS

Grafismos Masculinos:

Os grafismos masculino seguem formatos retos, quadrado e triangular:
















































GRAFISMO TERENA E SEUS SIGNIFICADOS:

O Grafismo abaixo representa casamento.








Peixe:(Hoé) Está relacionado a fartura

Antes, quando um jovem estava preste a casar, deveria pescar muitos peixes e presentear a família da noiva, o futuro sogro e a sogra; Naquele tempo, pescar não era uma tarefa fácil, para pescar usavam um cesto feito de bambu, em formato de cone (Verixoti) com esse cesto, dependendo da habilidade, poderiam capturar muitos peixes.












Cobra:( Koxoe) representa a coragem.

Antes o indígena Terena, escolhia os nomes de seus filhos de acordo com os animais, por sua valentia e por sua coragem.









Onça: ( Sîni) representa a força








Tartaruga:(ovo´e) O casco da tartaruga era medicinal











































Folhas: Grafismo usado em mulheres.

O povo terena se encantava com o formato da beleza da natureza, com as folhas das plantas e árvores, assim passaram a reproduzi-la em forma de grafismo;


GRAFISMOS FEMININOS

São representados em forma de circulo ou em flores.: usados no rosto, braço, nos pés e na roupa.












Circulo: grafismo de luta e lamento: usa-se, as cores: branco, vermelho e preto, são usadas no rosto das mulheres, essa pintura de grafismo era usada apenas em períodos de luto, por perda de um ente querido, ou para aguardar os esposos que retornavam da guerra em momentos de reivindicação, de luta por uma causa indígena.

Na atualidade a pintura é usada em apresentações culturais.

A pintura é feita de dentro para fora, na sequencia, primeiro a cor preta, segundo a cor vermelha, por último a cor branca. Algumas mulheres usam primeiro a cor vermelha e por dentro a cor branca.




























Flor: grafismo festivo representa a alegria. O grafismo representa a flor do maracujá do mato e a flor de abóbora.

são usadas nos momentos festivos ou comemorações:

Representada em trajes femininos e cerâmicas.

Veja os desenhos representativos:







































































PINTURAS EM CERÂMICAS:
























GRAFISMO BORBOLETA: representa a beleza indígena















Beleza Indígena Terena de Dourados































































































Edição: Egizele Mariano da Silva/Terena, pesquisa realizada de novembro de 2022 a Abril de 2023, site:https://marianoegi.wix.com/meusite, Entrevistados: Gerson Felipe Valério/Terena, Nelson Francisco/Terena, e Lidimara Francisco/Terena. .Reserva Indígena de Dourados, Francisco Horta Barbosa-Dourados-MS. Fontes pesquisadas: Livro História do Povo Terena, Circe Maria Bittencourt e Maria Elisa Ladeira,MEC, 2000, Livro:Etnomatemática Têrenoe, Centro Estadual de Formação de Professores Indígenas de Mato Grosso do Sul, Curso Normal Médio Indígena. Fotos arquivo pessoal Gerson Valério, Instagram, facebook e arquivo pessoal Egizele.


10.680 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Ana Paula Souza Candido
Ana Paula Souza Candido
Mar 21

Trabalho precioso, cheio de valores e beleza. Quanta riqueza nessa cultura. Parabéns Egizele, seu trabalho junto ao seu povo é encantador, continue firme em sua jornada, Deus abençoe que seu trabalho e seu blog se multiplique. Obgd por compartilhar seu conhecimento. grande abraço...

Like
bottom of page