A LÍNGUA ARUÁK
As línguas indígenas existentes no Brasil podem ser agrupadas, de um modo geral, em grandes grupos denominados como "famílias lingüísticas" que, em alguns casos, têm falantes também em outros países. Estas "famílias" sã o Tupi-Guarani, Korib, Pono, Aruák e Jê. Existem também, além dessas grandes "famílias", outras "famílias" menores como Guaikuru, Tukano, Moku e Yanomami.
O nome Aruák vem de povos que habitavam principalmente as Guianas, região próxima ao norte do Brasil e algumas ilhas da América Central, na região das Antilhas; Quando os europeus começaram a dominar a região, os Aruák dividiam e disputavam o mesmo espaço com outro povo indígena, os Karib. E foi com estes dois povos que os europeus tiveram seus primeiros contatos.
Na região norte da América do Sul, os povos que habitam a área dos rios Orinoco, Negro e seus afluentes, principalmente o rio Içana falam Aruák, como também os povos que habitam lugares próximos aos rios Japurá e Solimões, Purus e Juruá até chegar às nascentes do rio Ucaiáli, os povos que falam a língua de origem Aruák, não habitam em um único país. Outros grupos que se utilizam da língua de origem Aruák vivem mais ao sul do continente. Existem povos que vivem na região amazônica da Bolívia, no estado do Mato Grosso e na região do rio Xingu, no Brasil, o povo de língua Aruák que mora mais ao sul do continente americano são os Terena, há uma certa diferença na língua terena falada em Cachoeirinha, Taunay, Ipegue, ou de Bananal.
O Terena é uma língua indígena classificada pelos linguístas como pertencente a família Aruak, também denominada de Aruawa, Maipuran ou famílias Arahuacana; a língua Terena é usada na maioria das aldeias, principlamente em aldeias urbanas, em momentos de comunicação familiar ou quando não querem ser entendidos pelos não indígenas, desta forma a língua portuguesa se faz presente principalmente na comunicação entre jovens.
No Mato Grosso do Sul a Língua Terena da família Aruak, tronco, Aruak é falada por indígenas da etnia terena que residem em aldeias localizadas em: Aquidauana, Miranda, Buriti, Nioaque, Sidrolândia e Dourados, uma população estimada em 28.845( fonte IBGE2010)
Bittencourt, Circe Maria. A história do povo Terena. / Circe Maria Bittencourt, Maria Elisa Ladeira. - Brasília : MEC, 2000. 156p. : resumo:Egizele Mariano da Silva/2021
Assista o vídeo sobre reflexões sobre Língua Terena.
Importância da valorização da Língua Materna Terena:
Comentarios