top of page
Post: Blog2 Post
Buscar
Foto do escritorEgizele Mariano

O VÍCIO

O VÍCIO NA VIDA DO ÍNDÍGENA

As drogas tem sido, uma temática abordada nas Escolas Indígenas da Reserva de Dourados, a mesma, recebe parcerias para abordar o tema, professores participam do Projeto Tekoha Maraneý : Aldeia Sem Males, elaborado pela FAIND e UFGD, juntamente com parceiros: NEEI e Missão Caiuá em parceria com COMAD( Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas de Dourados) o objetivo é capacitar profissionais indígenas para estar abordando o tema em sala de aula, em decorrência ao uso constante de drogas, como o álcool, cigarro e outras drogas ilícitas, que estão adentrando as famílias indígenas e afetando principalmente a vida de adolescentes, no entanto a escola tem o papel de intermediar, levar o conhecimento sobre a prevenção e as consequências dessas drogas na vida das pessoas, desta forma a escola Tengatuí Marangatu, no ano de 2019, participou das formações, e as produções, postadas, foram resultados das atividades desenvolvidas em sala de aula, na disciplina de Língua Portuguesa, com os alunos do 6º, 7º e 8º ano do Ensino Fundamental, do período vespertino. Em sala de aula, exploramos a leitura de relatos de vida de pessoas que sofrem com o vício, alguns relatos de como conseguiram deixar o vício, outras o drama que vivenciam, devido a dependência química, após, realizou-se reflexões, com muita cautela, pois há alunos que tem algum familiar e passam pela mesma situação, em seguida teriam que relatar uma situação real, vivenciada em casa ou com algum parente, vizinho ou conhecido, pedi para que não identificassem a pessoa, mas que contassem a história, então surgiram muitas histórias, demonstrando o quanto nossas famílias indígenas sofrem com as drogas, uma situação que se inicia na adolescência, no período em que os jovens não sabem lidar com as emoções, sentimentos ou situações precárias nas quais vivem, no entanto a aldeia não tem projetos que os envolvam, para que tenham uma ocupação, ou mesmo cursos que lhes capacitem para buscar viver uma vida melhor, a única alternativa tem sido as escolas, onde passam apenas um período, a maior parte do tempo, ficam em casa, nas ruas, nos vizinhos, sem nenhuma ocupação, muitos fatores evidenciam o contato do adolescentes com as drogas, como: problemas familiar, a ausência dos responsáveis na educação familiar dos mesmo, a situação de vulnerabilidade que vivenciam, a falta de oportunidade de emprego, a falta de estudo, sustentabilidade e outros.

Egizele Mariano da Silva


Produções:


O vício tem prejudicado a vida de muitos indígenas, fazendo o esquecer de seus familiares e principalmente de viver a vida, uma triste realidade que ocorre em muitas aldeias.



O VÍCIO

O Vício é uma coisa muito delicada, tem de vários tipos, tudo que você imagina, mas são muitas as consequências, que esses vícios podem causar na vida das pessoas.

O vício pode levar as pessoas para o fundo do poço, tem vicio de todo tipo, um exemplo é o das drogas, a droga é um vicio que onde você está você vê alguém fumando ou bebendo algo, o vicio da droga começa assim, fumando só um pouco, no outro dia, fuma mais ainda, assim o vício começa e depois vem a consequência, começa a ficar lento, começa a ver coisas; E a família dessas pessoas, tem que correr atrás de tratamento, porque se não correr, essas pessoas viciadas irão começar a roubar, pedir dinheiro na rua para sustentar o vício, que é muito perigosos, pois traz muitas consequências.

Aluno:7°B.2019




Tudo começa quando o Jovem está na adolescência, não consegue lidar com as transformações de seu corpo e mente, os familiares não o compreendem, assim não conseguem expressar seus sentimentos e angustia, não aceita opiniões e conselhos de familiares, logo se vê sozinho, sem perspectiva de Vida.



ERA UM GAROTO ESTUDIOSO

Era um garoto estudioso, tirava notas boas, mas quando largou os estudos, arrumou trabalho, ganhava bem, tinha tudo, roupa, celular, certo dia não quis ir trabalhar mais, ficou em casa, vendeu suas coisas, tudo, não parava mais em casa, sua mãe desesperada pedia a Deus, para que fizesse ele parar de sair, ficar bebendo e fumando.

Seus pais pediram para que não usasse mais drogas, que voltasse a trabalhar, diziam a ele que não a levaria a lugar algum, mas não ligou, brigava com os pais, até batia neles, saia da casa e ficava três dias fora.

O pais ofereceu serviço ao filho, como não gostava do pai, não aceitou, mas um tempo parece que ele se cansou daquela vida, então foi a procura de trabalho, quando sua mãe soube ficou muito feliz, ele disse a mãe que não iria mais usar drogas, mas quando voltava do trabalho, dois ladrões pediram para ele descer da moto, mas ele não desceu e foi baleado.

Aluno 1. 7ºC.2019


UM VICIADO

Na minha família tem uma pessoa que fuma desde os 10 anos de idade, começou fumando cigarro aos 13 anos seus amigos começaram a oferecer drogas a ele, como era adolescente ainda quis experimentar para sentir a sensação de como era fumar maconha.

A partir dai começou a fumar junto com os amigos, passou a gostar e assim toda vez que fumava queria mais, passou a trabalhar para comprar drogas, mas quando não conseguia serviço, roubava os velhinhos e crianças ou trocava objetos roubados por maconha ou bebidas alcoólicas.

Agora está com 25 anos, e ainda fuma maconha, tem um casal de filhos, fuma e não está nem aí para os filhos, seu pulmão não é mais o mesmo, já foi internado com overdose, conseguiram salvá-lo mais a sua situação ainda é complicada.

Aluno 13.8ºB.2019


AS DROGAS E A VIDA

As bebidas alcoólicas prejudicam muito a nossa vida, muitas das pessoas bebem só para experimentar e acabam viciando, assim também acontece com as drogas, as pessoas fumam para ver como é, acabam viciando tornando dependentes daquilo, isso acontece quando a pessoa decidi sair com os amigos e mesmo sabendo que você não fuma eles oferecem e se a pessoa recusar dizem que não é parceiro de verdade.

Não é atoa que a mãe pede para termos cuidado e muitas vezes não deixa sair de casa e acabamos não entendendo.

Aluno7.7°B,2019



No dia a dia na comunidade o adolescente se reúne com pessoas que dizem ser amigos, oferecem drogas e assim, passam o dia, fumando e bebendo para esquecer de suas aflições:


UMA VIDA DESTRUÍDA PELAS DROGAS

Conheço um jovem que usou drogas, quando tinha dezesseis anos, no primeiro dia de uso, não sabia que prejudicaria a sua saúde, a vida dele mudou muito, não respeitava mais ninguém, nem mesmo a sua família.

Em um sábado a noite saiu e não disse para onde iria, quando voltou estava bêbado e drogado, começou a xingar a sua família, quando completou dezoito anos já fumava drogas, virou usuário e não parava de beber bebidas alcoólicas.

Quando ele queria fumar, vendia tudo que tinha, começou a roubar para conseguir entorpecentes, a vida dele estava sendo destruída pelas drogas, sua família não aceitava que ele fosse para o mundo da marginalidade.

Aluno 8ºB 2019


UMA VIDA DESTRUÍDA

Conheço um adolescente que usou drogas quando tinhas dezesseis anos, no primeiro dia de uso, não sabia que prejudicaria a sua saúde, a vida dele mudou muito, não respeitava mais ninguém, nem mesmo a sua família.

Em um sábado a noite saiu e não disse para onde iria, quando voltou, estava bêbado e drogado, começou a xingar a sua família; Quando completou dezoito anos, já fumava drogas, se tornou usuário e não parava de beber bebidas alcoólicas.

Quando ele queria fumar, vendia tudo que tinha, começou a roubar para conseguir entorpecentes, a vida dele estava sendo destruída pelas drogas, sua família não queria que ele fosse para o mundo do crime.

Aluno5. 8ºB 2019


DROGAS NA ADOLESCÊNCIA

Desde adolescência, tive interesse em me relacionar e conviver com pessoas mais velhas, para me sentir melhor do que os garotos da minha idade de 13 anos, isso me colocou em contato com o álcool desde muito jovem, aos 17 anos tive contato com a maconha e aos 18 anos com cocaína, pelos três anos seguinte me diverti, mas com o tempo os amigos que usavam drogas comigo pararam de usar e eu não consegui, fui me isolando, comecei a faltar nos empregos, abandonando os estudos, namoradas até os familiares mais próximos.

Hoje tenho uma vida dos meus sonhos, mais otimista, acreditei que poderia ter; A vontade de mudar, surgiu quando olhei ao redor e me vi sozinho com duas alternativas, me entregar de vez e desistir ou tentar mudar de vida dar uma chance para minha vida, acreditar em algo que funcionava para as melhores pessoas, hoje estou limpo, há quatro anos e 29 dias, porque decidi não usar, assim vivo um dia de cada vez.

Aluno10.7°B,2019


O adolescente ingeri bebidas alcoólicas todos os dias, para esquecer de seus problemas;


UMA PESSOA PERDIDA

Aos quinze anos de idade começou a namorar, o pai de sua namorada vendia drogas, o rapaz até então era muito esforçado e dedicado em tudo, tinha moto, tudo que um adolescente na idade dele precisava, mas ao conviver muito com essa família, percebeu que o dinheiro era muito fácil e começou a vender juntamente com seu sogro.

Antes havia conquistado várias coisas com o seu próprio trabalho, acredito que ele não precisava disso, mais fez uma escolha, muitas pessoas de bem o alertaram sobre isso, mas não quis ouvir, então não parou de vender, até um momento estava indo tudo bem, tinha sua namorada, entrava muito dinheiro, mas como diz o ditado popular “tudo que vem fácil vai fácil”, começou a usar drogas e rapidamente passou a vender suas coisas para sustentar o vício, vendeu sua moto e tudo que tinha, parou de trabalhar porque só usava drogas, começou a roubar seus pais, saiu de casa.

Hoje está perdido, nas ruas, quem lhe apresentou a droga lhe virou as costas, vive nas ruas passando de casa em casa.

Aluno 7.8ºB/2019



QUANDO TUDO COMEÇOU

Começou a usar drogas aos 11anos de idade na escola, tinha um cara que morava perto e pegava maconha para ele deixando viciado; Passou a beber com 14anos, começou a sair a noite e fumar, voltava só no outro dia, bêbado e drogado, muito sujo, viajou para o Paraguai, morou lá dois anos e quando voltou estava mais louco e viciado em drogas, casou foi morar com minha avó, mas depois voltou para a reserva.

Tentou parar de fumar, mas não conseguiu, virou crente durante dois meses, saiu da igreja para beber e fumar novamente, perdeu tudo que tinha, vendeu sua moto para comprar tabletes de maconha, depois vendeu seu celular por meio quilo de maconha e até hoje é viciado em drogas.

Aluno8. 8ºB/2019



A VIDA DO MEU AMIGO, QUANDO USAVA DROGAS

Meu amigo tem 19 anos, ele começou a usar drogas, quando tinha doze anos, ele era um menino muito bom, mas ficou muito agressivo depois que começou a usar drogas, não andava nem conversava com ninguém, ficava muito chato quando queria fumar, tornou-se alcóolatra com 15 anos, sua mãe o internou, porque estava muito agressivo e queria até bater nela, mas era um menino muito bom.

Sempre foi um amigo muito legal, mas ficou muito distante, quando começou a beber e fumar, pegava a sua roupa e vendia para sustentar o vício, vendia até as coisas de sua mãe e não tinha mais contato com ninguém, não saia, só ficava no quarto dele, sua mãe começou a ficar preocupada, então ficou um tempo internado, tomando remédios para controlar a ansiedade, hoje ele conseguiu se libertar do vício, parou de beber e fumar.

Aluno 8.7°B, 2019.



A TRISTE REALIDADE: A VIDA DE UM USUÁRIO DE DROGAS

Todos nós sabemos que a vida de um usuário de drogas não é fácil, na comunidade onde moro é possível ver vários tipos de pessoas com o mesmo problema, há pessoas que eu conheço até mesmo um parente, amigo perdido no vício, as pessoas que não são usuárias, julgam simplesmente pelo fato da pessoa agir ou se vestir, mas não estende a mão para ajudar a sair daquele buraco escuro, não adianta falar que não tem cura, porque tem sim; Eu tenho um irmão que tem 26 anos se chama E..., ele era um menino muito bom, naquela época eu não existia ainda, mas minha mãe sempre conta a história de como ele conheceu a droga; Certa Manhã, quando ela havia ido para a escola, conheceu um amigo novo que tinha mudado para a mesma escola, passaram a estudar juntos, o amigo convidou ele para jogar bola depois da aula, ele aceitou o convite, bateu o sino para ir embora, então foram e acabaram se apegando com os outros, então chegou um dia em que escureceu e não apareceu em casa, minha mãe começou a ficar preocupada, meu pai alertou a minha mãe, dizendo que ela estava deixando meu irmão ir longe demais.

Sem ter o que fazer, meus pais foram procurar o meu irmão, saíram perguntando pela vizinhança se não tinham visto e todos disseram que não, minha mãe continuou a procurar, um certo homem falou que tinha visto meu irmão no vizinho que mora no fundo da casa dele, então meus pais foram até lá, e encontraram ele sentado com um papel enrolado que tinha um cheiro desagradável, minha mãe ao vê-lo correu em sua direção e começou a chorar ao ver o filho alcoolizado naquela situação, então começou a ficar dependente das drogas, não frequentava a escola, minha mãe mudou de lugar para ver se ele parava, quando ele completou 18 anos se casou e não dava conta de nada, começou a trabalhar e aos poucos foi deixando de lado as drogas, porque não sobrava dinheiro para alimentar seus vícios, teve dois filhos e hoje vive feliz com a sua família, longe das drogas.

Aluno9.7B, 2019




Quando um adolescente se envolve com drogas, a família passa por muitas situações conflituosas, pois o filho ou o familiar envolvido, não tem disposição para nada, não segue a sua rotina diária, troca o dia pela noite, só quer ficar dormindo, não ajuda nas tarefas diárias e passa a não respeitar os pais, no entanto é uma situação complicada, difícil de lidar, o pai tem que ser autoritário, tentando abrir os olhos do filho para a realidade, a mãe fica com o coração apertado ao ver a situação do filho e não poder ajudá-lo, nesse momento conflituoso, o filho não ouve os pais.


O ADOLESCENTE QUE SE PERDEU NO MUNDO DAS DROGAS

Relato aqui a história de um adolescente que se perdeu no mundo das drogas, um dia na escola, estava andando com seus amigos que estavam fumando cigarro, convidaram para fumar, mas não aceitou, seus amigos falaram que não era homem de verdade e muito menos amigos deles, dessa forma teve que fumar a partir daí, gostou e passou a fumar todos os dias na escola.

Na outra semana os amigos dele levaram maconha para a escola para eles fumarem, o adolescente aceitou e acabou se viciando e logo parou de estudar, para poder manter o vício.

De pois disso vendeu todas as suas coisas para fumar e beber, até hoje ainda fuma, parou de roubar, mais ainda bebe bebidas alcoólicas.

Aluno 15.8ºB.2019



MEU PRIMO

Meu primo se envolveu com pessoas erradas, ofereceram drogas a ele, aceitou e começou a andar com essas pessoas, suas notas na escola ficaram baixas, passou a mudar seu comportamento xingar sua mãe.

Não ouvia mais conselhos de ninguém, todas as pessoas da família tentaram ajudá-lo mas não aceitou ajuda de ninguém e assim continuava a usar drogas, não conseguia parar, só vivia com seus amigos, só trazia problemas para a sua mãe.

Um dia ao sair a noite com seus amigos, foram cercados por um grupo de pessoas, meu primo levou uma facada, graças á Deus ele se recuperou e voltou para a igreja, nem mesmo ele acreditava que tinha conseguido sair daquela vida, demorou mais conseguiu.

Aluno 14.8ºB.2019

AS DROGAS E A VIDA

As bebidas alcoólicas prejudicam muito a nossa vida, muitas das pessoas bebem só para experimentar e acabam viciando, assim também acontece com as drogas, as pessoas fumam para ver como é, acabam viciando tornando dependentes daquilo, isso acontece quando a pessoa decidi sair com os amigos e mesmo sabendo que você não fuma eles oferecem e se a pessoa recusar dizem que não é parceiro de verdade.

Não é atoa que a mãe pede para termos cuidado e muitas vezes não deixa sair de casa e acabamos não entendendo.

Aluno7.7°B,2019


MEU IRMÃO MAIS VELHO

Na minha família, o meu irmão mais velho, vivia só bebendo, as vezes nem ficava em casa com a família, na maioria das vezes só ficava bêbado e todas as noites saia para beber, sempre que saia para beber ficava bêbado em algum lugar, meu pai sempre ficava incomodado, algum tempo atrás meu irmão reagiu aos conselhos que meu pai sempre dava a ele, meu irmão não queria mais obedecê-lo, sendo assim meu pai decidiu dar um conselho a ele.

Depois de um tempo meu irmão mudou, começou a parar de beber, percebendo a diferença, meu pai decidiu falar com meu irmão sobre como é bom viver sem bebidas alcóolicas na vida, depois disso meu irmão se emocionou e pediu perdão ao meu pai e se emocionaram.

Percebemos que meu irmão havia parado de beber, começou uma nova vida, hoje trabalha junto com o meu pai, está casado e nunca mais bebeu bebidas alcóolicas.

Aluno.6.7°C, 2019



Muitos Adolescentes, perdem o interesse pelos estudos, mas continuam frequentando a escola, não para estudar, não respeita o colega e professores, fica agressivo e ainda oferece drogas aos colegas:



AS DROGAS NA VIDA DO MEU IRMÃO

Na infância meu irmão era um garoto normal, quieto, estudioso, muito inteligente, de bom carácter e responsável, ajudava a minha mãe em casa juntamente com as minhas irmãs.

Meu irmão era um bom garoto, mas algo aconteceu, na escola seus amigos tentavam mudar o seu comportamento o seu jeito de ser.

Logo tudo começou a mudar, passou a chegar tarde em casa, escondia pedrinhas de maconha debaixo da cama, ficou um garoto rebelde, respondendo e xingando minha mãe, tornou se um usuário de drogas, chegou até a ser preso por causa disso, sua vida passou a ser muito triste, apanhou bastante dos policiais, como era de menor, apanhava e era solto.

Aluno11.8ºB/2019


A TRISTE REALIDADE: A VIDA DE UM USUÁRIO DE DROGAS

Todos nós sabemos que a vida de um usuário de drogas não é fácil, na comunidade onde moro é possível ver vários tipos de pessoas com o mesmo problema, há pessoas que eu conheço até mesmo um parente, amigo perdido no vício, as pessoas que não são usuárias julgam simplesmente pelo fato da pessoa agir ou se vestir, mas não estende a mão para ajudar a sair daquele buraco escuro, não adianta falar que não tem cura, porque tem sim; Eu tenho um irmão que tem 26 anos se chama E..., ele era um menino muito bom, naquela época eu não existia ainda, mas minha mãe sempre conta a história de como ele conheceu a droga; Certa Manhã, quando ela havia ido para a escola, conheceu um amigo novo que tinha mudado para a mesma escola, passaram a estudar juntos, o amigo convidou ele para jogar bola depois da aula, ele aceitou o convite, bateu o sino para ir embora, então foram e acabaram se apegando com os outros, então chegou um dia em que escureceu e não apareceu em casa, minha mãe começou a ficar preocupada, meu pai alertou a minha mãe, dizendo que ela estava deixando meu irmão ir longe demais.

Sem ter o que fazer, meus pais foram procurar o meu irmão, saíram perguntando pela vizinhança se não tinham visto e todos disseram que não, minha mãe continuou a procurar, um certo homem falou que tinha visto meu irmão no vizinho que mora no fundo da casa dele, então meus pais foram até lá, e encontraram ele sentado com um papel enrolado que tinha um cheiro desagradável, minha mãe ao vê-lo correu em sua direção e começou a chorar ao ver o filho alcoolizado naquela situação, então começou a ficar dependente das drogas, não frequentava a escola, minha mãe mudou de lugar para ver se ele parava, quando ele completou 18 anos se casou e não dava conta de nada, começou a trabalhar e aos poucos foi deixando de lado as drogas, porque não sobrava dinheiro para alimentar seus vícios, teve dois filhos e hoje vive feliz com a sua família, longe das drogas.

Aluno9.7B, 2019



O cigarro é um tipo de droga, que não só vicia, como também prejudica a saúde da pessoa e de quem convive, assim como as outras drogas que causam a dependência.



MEU PRIMO

Meu primo maconheiro é traficante, desde pequeno ele usava drogas, agora ele vende e fuma, estudava nessa escola antes, sempre ia para a escola a pé, era muito feliz com a sua família.

Um dia chegou chorando na sua casa, sua mãe perguntou o que havia acontecido, então contou que os meninos, haviam lhe forçado a fumar, se não fumasse morreria, então ele fumou.

Agora ele vende maconha, cocaína, cigarros pó, muitas coisas, principalmente bebidas alcoólicas, agora ele força muitos moleques a usar, que caem na onda dele e acabam tornando drogados, e passam a frequentar a casa dele para comprar drogas, agora meu primo é um homem drogado, essa é a história dele.


Aluno3. do 8ºB, 2019


Para fumar o adolescente se distancia dos familiares, só quer ficar sozinho, o álcool e o cigarros passam a ser seus aliados, essa é uma das consequências, o convívio social e familiar, onde passam a surgir conflitos, nota-se o baixo rendimento escolar ou no trabalho, logo já desiste de tudo vivendo em função das drogas, pois o uso de drogas na adolescência o deixa mais vulneráveis, levando mais rápido á dependência química.




UMA VIDA DESTRUÍDA PELAS DROGAS

Conheço um jovem que usou drogas, quando tinha dezesseis anos, no primeiro dia de uso, não sabia que prejudicaria a sua saúde, a vida dele mudou muito, não respeitava mais ninguém, nem mesmo a sua família.

Em um sábado a noite saiu e não disse para onde iria, quando voltou estava bêbado e drogado, começou a xingar a sua família, quando completou dezoito anos já fumava drogas, virou usuário e não parava de beber bebidas alcoólicas.

Quando ele queria fumar, vendia tudo que tinha, começou a roubar para conseguir entorpecentes, a vida dele estava sendo destruída pelas drogas, sua família não aceitava que ele fosse para o mundo da marginalidade.

Aluno 8ºB 2019


MEU AMIGO

Meu amigo era inteligente, estudava no 8º ano, quando o pai dele morreu, começou a sair a noite, usar drogas e beber, então não conseguiu mais parar, começou a roubar coisas das casas dos outros para vender e comprar drogas, fumava tanto que um dia ficou doente, mas mesmo assim, não parava de beber e fumar.

Um dia a mãe dele foi para a igreja e deixou ele na casa, antes ela havia feito compras, mas ele pegou tudo e vendeu e ficou uns dois dias sumido, ficou doente e sua doença aumentou.

Certo dia encontraram meu amigo dormindo na casa de outro amigo, estava muito mal, sua mãe o levou para a casa, depois de um tempo descobriram que estava devendo para os caras que vendiam drogas, que foram até a casa dele, mas ele correu e conseguiu se esconder, sua mãe só ouvia coisas ruins sobre ele, assim resolveu morar em Goiânia, levando seu filho e lá passou a frequentar uma igreja, parou de roubar e tudo terminou bem para ele e sua família.

Aluno2. 8ºB,2019



HISTÓRIA DO MACARENA

A história que eu vou contar é do Macarena, ele era um moleque que tinha só 12 anos, passeava na casa dos seus amigos, eles já tinham fumado drogas na escola.

Seu amigo tinha dinheiro, mandou Macarena comprar drogas para eles, quando voltaram, Macarena experimentou pela primeira vez, gostou e queria fumar mais, então começou a se drogar todos os dias, começou a roubar as coisas.

A comunidade não gostava mais dele, porque não respeitava mais ninguém, nem crianças, nem idosos, sua família, principalmente sua mãe, ela falava para ele largar, parar de fumar e beber, mas não conseguia e vivia a xingar a sua mãe.

Aluno 5. 7°C.2019

A imagem abaixo, retrata uma realidade de muitas famílias indígenas, os pais ou familiares, passam o dia ingerindo bebidas alcoólicas, não cuidando da alimentação dos filhos, as crianças tornam se independente muito cedo, alguns seguem a rotina dos pais, passando desde cedo a ingerir bebidas alcoólicas também.


OS FILHOS SOFREM

Conheço uma pessoa que usa drogas, é viciada, isso é totalmente ruim, porque quando não tem condições de fumar começa a descontar em seus filhos, fico com muita dó ao ver eles apanhando.

Não fico com dó só dos filhos, mais de ver ela naquela situação, quando não tem condições de sustentar o seu vício, começa a vender o que serviria aos seus filhos.

Essa droga está acabando com ela, está cada dia mais magra, quando está sem drogas fica longe dos seus filhos, eles também já se distanciam dela

Aluno.4.6ºC.2019


UM VICIADO

Na minha família tem uma pessoa que fuma desde os 10 anos de idade, começou fumando cigarro aos 13 anos seus amigos começaram a oferecer drogas a ele, como era adolescente ainda quis experimentar para sentir a sensação de como era fumar maconha.

A partir dai começou a fumar junto com os amigos, passou a gostar e assim toda vez que fumava queria mais, passou a trabalhar para comprar drogas, mas quando não conseguia serviço, roubava os velhinhos e crianças ou trocava objetos roubados por maconha ou bebidas alcoólicas.

Agora está com 25 anos, e ainda fuma maconha, tem um casal de filhos, fuma e não está nem aí para os filhos, seu pulmão não é mais o mesmo, já foi internado com overdose, conseguiram salvá-lo mais a sua situação ainda é complicada.

Aluno 13.8ºB.2019


DEPENDENTE DO ÁLCOOL

O Meu tio, bebe e fuma droga, não sei aonde começou a fumar, mas quando largou da sua esposa, foi para a rua da cidade, perdeu a guarda da sua filha e ficou muito triste, ficou louco e começou a tomar pinga, acabou com o seu rim, agora é dependente do álcool, se ficar um dia sem beber começa a tremer.

Espero que meu tio saia dessa vida e tenha uma nova vida, voltando a trabalhar, voltar com sua esposa, ser um bom homem e mudar a sua vida para melhor.

Aluno2. 6ºC.2019



As drogas lícitas e ilícitas cegam a vida das pessoas, não conseguem, estudar, nem mesmo trabalhar para manter o vício, a única coisa que buscar fazer é alimentar o vício, fazendo de tudo para conseguir a droga, Logo se percebe os efeitos colaterais no seu organismo, como: mudança no apetite e sono, alterações na frequência cardíaca e na pressão arterial, passando a desenvolver algumas doenças.

UMA PESSOA PERDIDA

Aos quinze anos de idade começou a namorar, o pai de sua namorada vendia drogas, o rapaz até então era muito esforçado e dedicado em tudo, tinha moto, tudo que um adolescente na idade dele precisava, mas ao conviver muito com essa família, percebeu que o dinheiro era muito fácil e começou a vender juntamente com seu sogro.

Antes havia conquistado várias coisas com o seu próprio trabalho, acredito que ele não precisava disso, mais fez uma escolha, muitas pessoas de bem o alertaram sobre isso, mas não quis ouvir, então não parou de vender, até um momento estava indo tudo bem, tinha sua namorada, entrava muito dinheiro, mas como diz o ditado popular “tudo que vem fácil vai fácil”, começou a usar drogas e rapidamente passou a vender suas coisas para sustentar o vício, vendeu sua moto e tudo que tinha, parou de trabalhar porque só usava drogas, começou a roubar seus pais, saiu de casa.

Hoje está perdido, nas ruas, quem lhe apresentou a droga lhe virou as costas, vive nas ruas passando de casa em casa.

Aluno 7.8ºB/2019


QUANDO TUDO COMEÇOU

Começou a usar drogas aos 11anos de idade na escola, tinha um cara que morava perto e pegava maconha para ele deixando viciado.

Passou a beber com 14anos, começou a sair a noite e fumar, voltava só no outro dia, bêbado e drogado, muito sujo, viajou para o Paraguai, morou lá dois anos e quando voltou estava mais louco e viciado em drogas, casou foi morar com minha avó, mas depois voltou para a reserva.

Tentou parar de fumar, mas não conseguiu, virou crente durante dois meses, saiu da igreja para beber e fumar novamente, perdeu tudo que tinha, vendeu sua moto para comprar tabletes de maconha, depois vendeu seu celular por meio quilo de maconha e até hoje é viciado em drogas.

Aluno8.8ºB/2019


UMA VIDA DESTRUÍDA

Conheço um adolescente que usou drogas quando tinhas dezesseis anos, no primeiro dia de uso, não sabia que prejudicaria a sua saúde, a vida dele mudou muito, não respeitava mais ninguém, nem mesmo a sua família.

Em um sábado a noite saiu e não disse para onde iria, quando voltou, estava bêbado e drogado, começou a xingar a sua família; Quando completou dezoito anos, já fumava drogas, se tornou usuário e não parava de beber bebidas alcoólicas.

Quando ele queria fumar, vendia tudo que tinha, começou a roubar para conseguir entorpecentes, a vida dele estava sendo destruída pelas drogas, sua família não queria que ele fosse para o mundo do crime.


Aluno5. 8ºB 2019



o vício leva a pessoa a se distanciar das pessoas que mais ama, pois sabe que se ficar próximo, pode lhe fazer mal aos familiares, como não aceitam críticas, ou saem de casa, ficando em rodas de amigos, ou ficam perambulando pelas ruas em lugares próximos a bares ou onde terão acesso a mais drogas, vivem como se não tivesse família, as drogas vai o destruindo aos poucos, tanto fisicamente como psicologicamente, uma triste realidade que ocorre em nossas aldeias, jovens e adultos perdidos nas drogas, passando fome, sem nenhuma higiene, andando descalços no sol quente, e a família não pode fazer, pois não aceitam sair dessa vida.

A FIGUEIRA

A figueira é uma árvore bem grande, está localizada na BR 156, antes de entrar na reserva, embaixo da figueira é um ponto de pessoas que ficam lá para beber, bebem e dormem ali mesmo, pois os bares estão próximos a rodovia, chamada Pedro Palhano que passa dentro da reserva indígena de Dourados.

Além de beber ali, as pessoas também ficam fumando drogas, até adolescentes ficam lá, oferecem drogas a eles e assim não conseguem sair de lá; Essas pessoas tem que sair dessa vida, pensar em trabalhar e parar de fumar.

Aluno 1.6ºC.2019

UM AMIGO

Alguns tempos atrás um amigo meu, viciou em bebidas alcoólicas, se desesperou, saiu da igreja, perdeu a namorada, ficou muito triste, fui ajuda-lo a sair dessa vida e voltar para a igreja, fui aconselhando a deixar o vício, comecei a levar ele novamente para a igreja, foi difícil, mais estava indo, assim aos poucos foi se afastando e voltando para o mundo, dessa vez para pior.

Meu amigo começou a usar drogas e a vender, tive que me afastar dele para não entrar nessa furada também, minha mãe brigou comigo, disse para não ser mais amigo dele.

Com o passar do tempo ele voltou em minha casa, me pediu ajuda, pois estava devendo muita droga, pediu dinheiro para pagar os “boqueiros” se não pagasse até o final daquela semana iriam mata-lo , então paguei os caras e voltamos para a igreja e dessa vez ele largou todos os vícios dele.

Aluno 9.8ºB.2019


AS DROGAS NA VIDA DAS PESSOAS

Vou contar a história do meu tio, ele é viciado em drogas desde que completou 16 anos, quando estudava começou a andar com pessoas que eram viciadas, ofereceram cigarro, cocaína, maconha e bebidas alcoólicas.

Agora ele quer parar de fumar, mas não consegue, porque quando a pessoa é viciada em drogas, fica nervoso, querendo fumar, antes disso frequentava uma igreja, vivia bem, mas não conseguia ficar sem drogas, tinha vontade de se tratar, mas não queria deixar as drogas.

As drogas causam problemas de saúde, deixam as pessoas sem apetite, se os jovens não fumar, terá uma vida bela pela frente, pois o cigarro e o álcool juntos são responsáveis por muitos problema nas famílias, não se envolva com drogas, estude, não desista, as drogas fazem mal a saúde.

Aluno13.8ºB.2019


CONSEQUÊNCIAS DE UM VICÍO

Conheci Senhor já de idade, que era viciado em bebidas alcoólicas, como ele bebia muito, prejudicou a saúde dele, adoeceu por causa disso, ficou com uma barriga muito grande, acabou falecendo por conta da bebida.

Deixou duas filhas e um filho, sua esposa mesmo sabendo das consequências, está no mesmo caminho, já não consegue se alimentar direito, fuma muito cigarro e vive por aí, perdida, não toma banho, não se alimenta bem, não cuida da sua saúde, nem mesmo da sua casa.

Para sustentar o vício vende alimentos, suas roupas, as vezes rouba as coisas dos outros para vender e beber, sua situação de vida já não é normal, atingiu o limite, sua saúde já está prejudicada.

Aluno 1.7ºC.2019


O vício leva o adolescente a marginalidade, para sustentar o vício passa a roubar, colocando em risco a vida de outras pessoas, isso passa a ser algo frequente, quanto mais usa, mais quer, dessa forma faz de tudo para conseguir drogas, roubando seus próprios familiares.


AS DROGAS

Tenho um amigo que conheceu muito cedo as drogas, ele me disse que se arrependeu muito, porque quando se tem filho, você se arrepende muito do que fez no passado, relatou que fez coisas horríveis só para fumar drogas.

Contou que roubou a moto, do próprio pai para vender e poder fumar, havia vendido as coisas de sua mãe, me contou muitas coisas, não posso contar em apenas uma folha de caderno.

Ele me contou coisas boas também, pois quando largou o vício muita coisa boa aconteceu na vida dele, como o nascimento de seu filho, e como conheceu Jesus, e passou a andar no caminho do bem se transforando em uma pessoa melhor.

Aluno10.8ºB.2019


UM RAPAZ VICIADO EM DROGAS

Próximo a minha casa, há um rapaz que sofre muito, ele é viciado em drogas, quando não conseguiu mais manter o seu vício começou a roubar,

Tudo começou quando viu outros rapazes consumindo bebidas alcoólicas e drogas teve a curiosidade de experimentar, pegou dinheiro de um serviço que havia feito e na esquina da rua da sua casa comprou um tipo de droga, ao experimentar pela primeira vez e assim passou a querer mais e mais, depois disso foi para as drogas maiores, ficando dependente, trabalhava e seu dinheiro era tudo para as drogas, não sobrava para comprar alimentos, nem roupas, começou a roubar dos vizinhos e a beber também.

Até agora ele continua no vício, depois que a pessoa vicia, não consegue mais sair, se libertar, vai destruindo a sua própria saúde, acabando com os órgãos, acabando consigo mesmo.

Aluno12. 8ºB.2019.


TUDO POR DROGA

Tenho um vizinho que é viciado em drogas, quando fuma fica muito doido, enlouquece vende qualquer coisa para conseguir comprar droga, vende cadeira, mandioca, tudo por drogas, só para fumar, as vezes até bate em sua mulher, quando está com raiva, porque não conseguiu fumar.

Quando alguém vai na casa dele, não sai, fica dentro de casa, só quando fuma que não tem vergonha das pessoas e sai para fora, se não fumar não tem coragem de sair, os médicos da SESAI já foram na casa dele, mas ele não saiu, não quis conversar com eles.

Aluno 3. 6ºC.2019


O ADOLESCENTE QUE SE PERDEU NO MUNDO DAS DROGAS

Relato aqui a história de um adolescente que se perdeu no mundo das drogas, um dia na escola, estava andando com seus amigos que estavam fumando cigarro, convidaram para fumar, mas não aceitou, seus amigos falaram que não era homem de verdade e muito menos amigos deles, dessa forma teve que fumar a partir daí, gostou e passou a fumar todos os dias na escola.

Na outra semana os amigos dele levaram maconha para a escola para eles fumarem, o adolescente aceitou e acabou se viciando e logo parou de estudar, para poder manter o vício.

De pois disso vendeu todas as suas coisas para fumar e beber, até hoje ainda fuma, parou de roubar, mais ainda bebe bebidas alcoólicas.

Aluno 15.8ºB.2019


UM FATO REAL

O meu vizinho não fumava drogas, mas começou a viciar, seus amigos não eram bons, ofereceram droga a ele, disseram que era bom, que ficaria “di boa” fumando essas coisas, achando que mudaria a sua vida, passou a usar e acabou estragando a sua vida, sua mulher pensava que isso nunca iria terminar.

Ele chegava em sua casa e brigava com a sua esposa, no outro dia já não lembrava mais que havia feito e assim continuava, um dia ele ficou doente o seu pulmão estava caindo aos pedaços, depois que ele foi para a igreja, nunca mais fumou, hoje está vivendo bem, nunca mais brigou com sua esposa, hoje está adorando a Deus.

Aluno6.8ºB/2019



UMA TRISTE REALIDADE

Uma triste história da verdadeira realidade dos jovens de hoje em dia, muitos são usuários de drogas, andam nas estradas durante a noite até de madrugada, geralmente isso acontece aos sábados e domingos, as vezes até a luz do dia, os dependentes ficam fumando e até brigam em frente aos bares, indo até presos por conta dessas brigas.

Algumas pessoas eu conheço, eram pessoas boas, mais depois que começaram a ter contato com as drogas, ficaram agressivas.

As famílias estão se organizando, buscando uma clinica de reabilitação para os filhos, espero que dê certo, para eles voltaram a ser como era antes, que consigam apoio para levar mais jovens.

Aluno.3.7ºB, 2019.






Muitos adolescentes ou pessoas viciadas, conseguem se livrar do vício, quando encontram forças divina e com ajuda de familiares, muitos relatos de indígenas que estão nas igrejas, testemunham que Deus os tirou do mundo das drogas e vivem felizes com sua família, conseguem dar a volta por cima, acordando para a vida.



O AGIR DE DEUS

Vou contar sobre a vida de um homem que conheço, ele mora do lado da minha casa, ele era viciado em drogas e bebia muito, a cada dia ele ia se perdendo nas drogas, vendia suas coisas para sustentar seus vícios, vendia seus móveis e alimentos.

Começou a roubar foi preso e ficou um bom tempo na prisão, depois que saiu voltou a praticar as mesmas coisas começou a roubar novamente, sua família foi se afastando e assim ele perdeu tudo.

Um belo dia Deus enviou seus servos até ele, falaram a ele que Jesus curava e libertava, dando uma nova vida, Deus começou a trabalhar na vida dele, assim foi para a igreja, aceitou, Jesus em sua vida, começou a mudar, sua família o recebeu de volta e conseguiu tudo de novo, passou a viver feliz com Jesus, esse é o agir de Deus na vida das pessoas.

Aluno4 8ºB/2019


QUANDO DISSE NÃO PARA AS DROGAS

Tenho 16 anos, estudo no 7°B, Na Escola Tengatuí Marangatu, cheguei a conhecer o mundo do crime aos 13 anos de idade, na escola com meus amigos, porque minha família não me apoiava, não me ajudava, tenho três irmãos e duas irmãs, meus irmãos a minha mãe apoiava, eles tinham de tudo, roupa, sapato, mochila nova a cada mês, eu não tinha isso, porque minha mãe não comprava, então eu vinha sujo com sapato velho na escola.

Eu pensava assim, já que a minha mãe não comprava nada para mim eu não iria entrar assim na sala, aí conheci as drogas e bebidas, conheci muitos adolescentes da minha idade fazendo isso, comecei a me aproximar deles, me ofereceram drogas e bebidas, mas ai pensei e falei não para as drogas, mas já era tarde, porque eu matava aula, estava com notas baixas e acabei reprovando três vezes no 3° ano, então depois de conhecer tudo isso, eu parei, já estava na hora de seguir um caminho só, então tinha dois caminhos para seguir, um era o caminho das drogas outro era o caminho dos estudos para conseguir realizar o meu sonho, então pensei em seguir o caminho dos estudos, deixei meus amigos e fiquei sozinho.

Seguirei em frente estou aqui agora, fazendo curso, estudando para ter um lindo futuro, fiz curso preparatório Militar, aonde tive e tenho amigos de verdade que tem o mesmo objetivo que o meu de seguir a carreira militar são amigos mesmos que te incentiva, que te ajuda, fala para você não desistir do seu sonho, estou aqui ainda, pronto e firme para entrar no mundo policial.

Aluno 4.7°B,2019




Edição e postagem: Egizele Mariano da Silva/Março de 2023, trabalho realizado em 2019, ilustração: Dielison Martins, pintura: Egizele

site:https://marianoegi.wix.com/meusit



14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page