top of page
Post: Blog2 Post
Buscar
Foto do escritorEgizele Mariano

Povo Terena: Período de Ocupação do Território

POVOS TERENA


O século XVIII, foi um período em que os povos Terena ocuparam um território vasto, dedicaram-se à agricultura e estabeleceram alianças importantes com os Guaicuru e com os portugueses, este foi o período dos Tempos Antigos;

O momento mais significativo da vida dos povos Terena, foi a Guerra do Paraguai (1864-1870) na qual participaram Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai, tendo o envolvimento de escravos de origem Africana e povos indígenas, habitantes das regiões próximas ao rio Paraguai.

Os povos Terena e Guaicuru, aliaram-se aos brasileiros e lutaram para preservar seu território; Após a Guerra do Paraguai, ocorreram muitas mudanças na região, como: a perda da maior parte do território do povo Terena, que passou a ser disputado pelos proprietários de terras, brancos, que chegavam cada vez mais para plantar e criar gado; Este foi o período denominado Tempos da Servidão.

O terceiro momento correspondeu à delimitação das Reservas Terena, iniciando com a chegada da Comissão Construtora das Linhas Telegráficas chefiadas por Rondon; Essa época, do começo deste século até os dias de hoje, é marcada por uma maior proximidade com a população branca, os purutuye, influenciando nos hábitos e costumes terenas. Os povos Terena têm sido obrigados a se submeter a trabalhos para os proprietários de terras particulares, um momento vivenciados, não só pelos povos Terena, mas por outros povos indígenas, que estão fazendo sua história, buscando maior autonomia enquanto povos, lutando por seus direitos adquiridos e por mais direitos como cidadãos brasileiros.

O estado de Mato Grosso do Sul encontra-se parcialmente ocupado por indígenas Terena que, juntamente com as etnias Guarani, Kaiowa e Kadiwéu, são os descendentes dos Guaná, dos Guarani e dos Mbayá-Guaikurú na região. Logo após sua passagem para a margem oriental do rio Paraguai, vindos da região do “Exiwa”, no Chaco paraguaio, os Terena organizaram-se em agrupamentos na região cujo centro, atualmente, é município de Miranda. Hoje, as Terras Indígenas, 278 dos Terena espalham-se pela região que abrange os municípios de Miranda, Aquidauana, Nioaque, Sidrolândia, Dois Irmãos do Buriti, Dourados e Campo Grande, além de estarem nos estados de São Paulo e o atual Mato Grosso do Sul.

Na década de 1960, Cardoso de Oliveira (1968) elaborou um quadro geral da consolidação de determinadas aldeias de regiões tradicionalmente ocupadas pelos Terena, que remontam ao período das migrações da região chaquenha, como as presentes nos municípios de Miranda (Cachoeirinha, Lalima e depois as novas, fundadas pelos indígenas, tais como Passarinho, Moreira e União), Aquidauana (Bananal, Ipegue, Limão Verde e Aldeinha) e Dois Irmãos do Buriti (Buriti). Existem outras nos municípios de Nioaque (Brejão), Sidrolândia (Buritizinho e Tereré), Rochedo (Água Limpa) e Dourados (Jaguapirú e Bororó). Em Dourados, os Terena convivem com as etnias guarani falantes kaiowa e ñandeva.

Os Terena viviam na extensão do rio Miranda e seus afluentes antes da guerra do Paraguai, como relata Sganzerla (1992) a partir da análise das correspondências de Frei Mariano de Bagnaia com seus superiores. Nos dados demográficos do censo 2010 (IBGE) sobre os Terena indicam, atualmente, uma população de aproximadamente 28. 845 pessoas. Os dados são gerais, incluindo os que estão no campo e na cidade. Sobre a questão de terras, por exemplo, a situação terena reflete a de muitas outras etnias em território nacional.


Pesquisa: Egizele Mariano da Silva/2021

Fonte:Os Terena em Mato Grosso do Sul Noêmia Moura Graziele Acçolini

Bittencourt, Circe Maria. A história do povo Terena. / Circe Maria Bittencourt, Maria Elisa Ladeira. - Brasília : MEC, 2000. 156p. : ir.





3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page