Produções textuais sobre os problemas Ambientais que ocorrem na Reserva Indígena de Dourados. MS, Produções realizadas pelos alunos da Escola Municipal Indígena Tengatuí Marangatu, na disciplina de Língua Portuguesa, sob orientação da professora Egizele Mariano da Silva, no ano de 2017, as produções retratam a visão dos alunos com relação ao que se acontecia no meio ambiente no decorrente ano.
A Reserva Indígena e os Problemas Ambientais
Os problemas Ambientais na Reserva Indígena, são causados pelos próprios moradores das aldeias, porque jogam lixo em qualquer lugar, inclusive em rios e córregos, essa ação prejudica muito o meio ambiente, por outro lado não é fácil para nós indígenas, porque não passa o caminhão para recolher o lixo, se passasse seria bem melhor, daria para cada morador juntar o seu próprio lixo e esperar a coleta.
Deveria passar nas ruas um caminhão recolhendo o lixo, se isso fosse feito mudaria bastante as ruas, os lixos não ficariam espalhados, não chegariam as nascentes e não causariam doenças, as ruas não ficariam sujas.
O meio ambiente não ficaria poluído melhoraria o ar que respiramos se cuidássemos dos córregos e nascentes, não faltaria água para a comunidade, se não cuidarmos agora, as nascentes poderão secar, prejudicando a vida da comunidade e ainda a vida das pessoas que moram na cidade.
Daniela Ricarde Néres, Terena, 7ºC,2017
A Reserva Indígena e os problemas Ambientais
Na Reserva Indígena de Dourados, há problemas ambientais como o lixo, quando chove bastante as estradas ficam muito feias, não da nem para sair de casa.
Alguns moradores, não cuidam dos lixos, jogam em qualquer lugar, há também o desmatamento, muitos cortes de árvores, para o cultivo das terras, se não replantar as árvores podem surgir bastantes problemas como: muito calor, chuvas fortes.
O lixo que é jogado na aldeia, além de deixar a reserva feia, faz surgir insetos e causar doenças, todos devem colaborar para termos uma aldeia melhor.
Alisson Gimenes, Kaiowá, 7ºC,2017
A Reserva Indígena e os Problemas Ambientais
Podemos ver que aqui há vários problemas ambientais, como no mundo todo, inclusive onde moramos na reserva Indígena, e assim os rios estão sendo poluídos, há poluição do ar, problemas de falta de água, rios secando e muitos cortes de árvores que ocorreu desde o início da criação da reserva.
Para amenizar esses problemas que acontecem aqui na aldeia de Dourados a AMID, com apoio da UFGD, AGRAER, SESAI, estão desenvolvendo, um projeto de preservação das nascentes e córregos existentes na reserva indígena, querem plantar mudas de árvores para proteger as margens dos córregos é um projeto que precisa de apoio da comunidade para dar certo, ajudando a cuidar das árvores, preservando para as minas e córregos para não secar.
Ivair Ferreira Fernandes Junior, Guarani, 7ºC,2017
A Reserva Indígena e o Meio Ambiente
A Reserva Indígena precisa de cuidados, a comunidade precisa cuidar do meio ambiente, muitas pessoas não respeitam a natureza, vivem poluindo a reserva, sempre estão queimando os lixos de suas casas, jogam cascas de balas no chão, copos descartáveis, latinhas de refrigerantes e garrafas pets, entre outros;
Então o que a comunidade deve fazer para melhorar o meio ambiente, é parar de jogar lixos no chão, em qualquer lugar ou próximo as nascentes, a comunidade precisa entender que devem parar de poluir o meio ambiente, porque cada vez, poluem mais, devem pensar que no futuro isso pode prejudicar a nós mesmos que residimos na reserva, se todos ajudarem , teremos uma aldeia melhor de se viver, limpa, sem poluição com açudes e córregos preservados.
Mel Marques, Terena,8ºB, 2017
A Reserva Indígena e seus problemas Ambientais
Na Reserva Indígena podemos ver, muitos problemas ambientais como queimadas e poluição, as queimadas ocorrem principalmente quando está quente, a poluição não prejudica só os indígenas, mas também a natureza, há também a poluição da água, e a própria comunidade bebe água poluída, ficam doentes, porque a água está poluída.
O problema da falta de água na reserva Indígena, acontece principalmente por causa desses problemas ambientais, por exemplo, quando alguém queima lixo, coloca fogo nas matas é causado por alguém, prejudicando a saúde de quem não fez nada, as nascentes ficam cheias de lixos, causando várias doenças para as pessoas e animais que podem morrer por beber água suja.
Os cortes de árvores perto das nascentes ou córregos podem causar problemas, como: secar os rios e não existir mais minas e nascentes na reserva.
Alice Fernanda Arce Ferreira, Kaiowá, 8ºB,2017
Recuperação das nascentes
As nascentes estão desaparecendo e não queremos isso, queremos rios, lagos, por isso temos que valorizar, se fizermos isso ajudaremos o meio ambiente recuperando os rios, é claro que não vamos conseguir sozinhos, teremos que se unir, plantar árvores, cuidar dos animais, se retirar uma árvore, plantar outra em outro lugar.
A comunidade da reserva e de outros lugares também devem ajudar a valorizar, as nascentes são necessárias para a nossa sobrevivência, por isso é preocupante e todos devem protegê-la , vamos nos unir, as nascentes são importantes para nós, farei o necessário para preservar as nascentes, não estamos sozinhos a prefeitura está disposta a ajudar.
Jhonatan Hilton Machado, Kaiowá, 7ºB,2017
Os Problemas na Reserva Indígena de Dourados
Nas aldeias Jaguapiru e Bororó há problemas para resolver, há muito tempo, como a poluição, as lideranças e a comunidade tem que desenvolver mais projetos, colocar mais contêiner para colocar os lixos e fazer a reciclagem, a comunidade também deve ajudar nesses projetos, como colaborar com o projeto que estão desenvolvendo para recuperar as nascentes e córregos da reserva indígena.
Temos que plantar mais árvores para ajudar a proteger as margens dos rios e córregos, plantar em muitos lugares, elas ajudam na temperatura do clima; Há muitos problemas em nossas aldeias como o desmatamento, as poluições dos rios, córregos e nascentes, enfrentamos o problema da falta de água, as poluições trazem muitos prejuízos as pessoas, alguns jogam sacos de lixos em terrenos baldios.
Há muito tempo a comunidade vem pedindo recurso para muitos projetos que são para ajudar a nossa aldeia, pois muitas crianças ficam doentes devido as poluições.
Paola Ortiz Rodrigues, Guarani, 7ºB,2017
Os problemas na Reserva
Tem vários tipos de problemas na reserva indígena, como: falta de água desmatamento, fumaças, queimadas que prejudicam muito a saúde das crianças, idosos, há muito mais, muitos reclamam que nos postos de saúde não tem remédio, crianças estão doentes devido a falta de água, famílias estão em busca de água nos córregos e minas que podem estar contaminados por lixos e agrotóxicos, ocorrem muitas queimadas e desmatamento.
Surgem insetos e mosquitos que transmitem doenças como a dengue, não há projetos que podem ajudar a comunidade resolver esses problemas, então cabe as pessoas fazer alguma coisa, evitar o desperdícios de água, replantar árvores, se tomarmos iniciativa as coisas poderão melhorar.
Eliane Gomes Gonçalves, Kaiowá,7ºB, 2017
Egizele Mariano da Silva/2021
Comments