top of page
Post: Blog2 Post
Buscar
Foto do escritorEgizele Mariano

Produções Textuais: Temáticas voltadas para a realidade do ano de 2008.




A IMPORTÂNCIA DA TERRA PARA NÓS INDÍGENAS


A terra é importante para nós indígenas, tudo que consumimos vem da terra, nós sobrevivemos através da terra, nela nós plantamos mandioca, milho, arroz outras coisas que consumimos no nosso dia a dia.

Tudo que plantamos um pouco é para o nosso consumo a outra parte é para gerar renda; É assim que sobrevivemos na aldeia, sem a terra ninguém viverá no planeta, a terra é muito importante para todos nós.



Adielly Machado Maciel, 6ºC/Terena,2008



O LIXO EM NOSSA ALDEIA

Na nossa aldeia o lixo é um problema comum, a cada dia vai acumulando e aumentando sem limite, é lixo orgânico, lixo eletrônico e outros.

Para tentar resolver ou diminuir o acúmulo de lixo na aldeia é preciso unir forças com a comunidade indígena, conscientizando-os, que o lixo faz mal a saúde da própria comunidade e falar que o lixo pode ser reciclado ou ajuntado e depois queimado ou colocado em sacos plásticos.

Se todos colaborarem podemos, então diminuir o excesso do lixo produzido na aldeia, assim, teremos uma vida melhor com muita saúde.


Alison 6ºC/2008




A NOSSA COMUNIDADE INDÍGENA, PRECISA CONHECER A RECIPROCIDADE.


A nossa comunidade indígena, precisa conhecer a reciprocidade, porque aqui na nossa aldeia, está tendo muitas crianças desnutridas, por falta de alimentos, há também muitas pessoas, precisando de emprego para sustentar as suas famílias, mas ninguém quer compartilhar com as pessoas que estão precisando.

Aqui na nossa comunidade está ocorrendo, muita violência, porque as pessoas não ligam um com o outro, só pensam em si mesmo, não ligam com as pessoas que estão precisando de trabalho ou de alimentos, é isso que está acontecendo na nossa comunidade indígena.


Jaqueline Davilã Machado 6ºB,Terena/2008





OS IMPACTOS AMBIENTAIS DERIVADOS DA IMPLANTAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS USINAS ALCOOLEIRAS.

A cana de açúcar era um produto comercializado na Europa, com o aumento da produção e o clima tropical, passou a ser produzido no Brasil e exportado para outros países e desta forma as usinas alcooleiras foram instaladas aqui no nosso país, hoje vemos o resultado, muitos lucros e também muitos problemas ambientais.

Os principais impactos ambientais que ocorrem devido a implantação dessas usinas, podem ser vistos por toda a população brasileira, no início para fazer o plantio da cana, cortaram árvores, ocorrendo um grande desmatamento nessas áreas, colaborando com a extinção dos animais que dependiam desse ambiente para viver, pois com a degradação da natureza eles desapareceram.

Após o plantio da cana os agricultores, lançam agrotóxicos nas plantações para combater os insetos, poluindo o ar, prejudicando a saúde de muitas pessoas, mas a poluição do ar não ocorre só nesse momento, a cana é queimada para facilitar o corte, surgindo uma grande chama de fogo que se espalha rapidamente, formando uma nuvem de fumaça que se alastra pelo ar causando muitas doenças respiratórias e mudanças climáticas, há também as fuligens e os resíduos que são lançados pelas usinas nos rios, poluindo a água, matando muitos peixes e outros animais que ingerem a água desse rio.


O plantio da cana causa esterilização das terras, pois ela retira os nutrientes do solo, deixando-o improdutivo para outros tipos de agricultura; Percebe-se que as usinas alcooleiras, prejudicam a vida do homem, dos animais e do meio ambiente, mas o próprio homem quem pratica a auto destruição, sem medir as consequências, degrada o solo devasta as florestas provocando a eliminação dos animais, a esterilização das terras, poluindo o ar e a água, tudo isso pensando apenas nos lucros e no seu próprio desenvolvimento, o homem precisa refletir sobre suas ações na natureza, se continuar agir assim, não sabemos como será o nosso planeta no futuro.


Ivander Renam de Souza, 6ºA/Guarani/2008

Produções textuais desenvolvidas pelos alunos do 6º ao 8ºano da Escola Tengatuí Marangatu, na disciplina de Língua Portuguesa, as temáticas estão relacionadas aos problemas que a comunidade vivenciava no ano de 2008..

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page