PROJETO ROÇA ESCOLAR KOKUE- ESCOLA TENGATUÍ MARANGATU, PROFESSOR COORDENADOR DO PROJETO: CAJETANO VERA.
Roça Escolar-Kokue
O projeto Roça escolar é desenvolvido na escola Tengatuí Marangatu, desde o ano de 2017, coordenado pelo professor Cajetano Vera, possui um campo experimental de 12metros quadrados de solo, o objetivo da roça é fornecer alimentos e sementes para o plantio na comunidade, além de possibilitar a aprendizagem aos alunos, sobre o processo de plantio de alimentos como: mandioca, feijão, milho, arroz e batata doce, cultivados em pequenos espaços de terras, garantindo a auto subsistência,
No dia 20 de agosto de 2018, alunos do 7º B e 7ºC do período vespertino, juntamente com o professor Cajetano Vera e a professora Egizele Mariano da Silva, realizaram a seleção das ramas, picaram e fizeram algumas covas e realizaram o plantio da rama da mandioca, participaram da atividade com dedicação se interagindo com os colegas, faltaram materiais como, facões e enxadão, para maior colaboração dos alunos, que se dividiram, revezando nas tarefas.
Os Alunos do 7ºB, participaram do processo de cultivo, sob a orientação dos professores, foram utilizadas três aulas para realização da atividade, no entanto os alunos plantaram 1.400 pés de mandioca, na qual farão o acompanhamento do crescimento até a colheita, analisando o processo de cultivo até o consumo, a atividade realizada na roça escolar, proporcionou conhecimento aos alunos sobre o processo de cultivo, pois no momento da atividade, questionavam e comentavam sobre o cultivo, alguns já possuem a prática, pois relataram que os avós cultivam em suas roças, comentamos sobre a possibilidade de uma renda familiar e a preparação da mandioca de diversas formas e como poderiam adquirir ramas para o plantio, aproveitando os espaços de terras que possuem.
PRODUÇÕES TEXTUAIS DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS:
ROÇA ESCOLAR KOKUE
Projeto Roça escolar Kokue que significa na língua guarani: Campo experimental, está localizado próximo a escola Tengatuí Marangatu, o projeto iniciou em 2017 com a participação de alunos e professores o objetivo do projeto é para que as famílias possam plantar em suas casas em pequenos espaços, não precisa ter muita terra para cultivar, na roça escolar é cultivado mandioca, feijão, arroz e batata doce.
Na roça o trabalho foi por etapa, preparou a terra, limpou a roça, e depois começou a plantação, os alunos aprenderam que não precisa ter muita terra para plantar, pode usar parte do quintal. Os alimentos cultivados, foram preparados no lanche na escola.
Vanessa 7ºC
PROJETO ROÇA KOKUE
O projeto roça escolar Kokue foi realizado na escola Tengatuí marangatu, começou em 2017 com a participação de alunos e professores, o coordenador do projeto é o professor Cajetano Vera, o objetivo é fornecer alimentos e sementes para o plantio na comunidade, são cultivados arroz feijão, batata doce, milho e mandioca.
No projeto fez-se a limpeza a preparação da terra, passou trator e plantou com a participação dos alunos, ajudamos a plantar, limpar e colher, aprendemos que é muito importante cuidarmos da plantação porque pode nos fornecer alimentos na escola e para nossa família é um aprendizado aos alunos, isso é importante porque nos traz sabedoria.
Queila Benites 7ºC
ROÇA ESCOLAR KOKUE
O nome do projeto é Roça escolar Kokue é localizado próximo a escola Tengatuí Marangatu, com objetivo de fornecer alimentos e sementes para o plantio na comunidade, iniciou em 2017 com a participação dos alunos tendo como professor coordenador, Cajetano Vera, espera-se que os alunos aprendam e possam aproveitar o pequeno espaço de terra que possuem em suas casas para plantar.
O projeto foi desenvolvido em etapas, primeiro foi organizado o solo, passaram a máquina, o professor foi atrás de sementes, contrataram alunos que moram perto da escola para capinar na roça, depois os alunos foram pesquisar e conhecer a roça com os professores, aprendemos que quando quisermos podemos plantar mandioca no quintal de nossas casas.
O projeto possui muitos benefícios é bom para os alunos, os alimentos foram servidos na merenda como: mandioca, milho, feijão pipoca, arroz como também foram doadas sementes a comunidade, o projeto é importante para aprendermos muitas coisas para fazermos e ensinarmos a nossa família e com os alimentos podemos vender, e preparar na alimentação de diferentes formas.
Izaiane Benites 7ºC
ROÇA ESCOLAR KOKUE
É um projeto inovador para aproveitar os 230 metros de terra que cada morador indígena possui nas aldeia Jaguapiru e Bororó e dali retirarem seu alimento, O projeto Roça escolar Kokue, significa um campo experimental de 12 mil metros quadrados de solo, é coordenado pelo professor Cajetano vera com a participação de alunos e professores.
Na roça escolar é cultivado mandioca, feijão, arroz, milho e batata doce, o objetivo do projeto é doar alimentos cultivados na roça para a comunidade incentivando os alunos a produzir em pequenos espaços de terras.
O cultivo na roça aconteceu em etapas, primeiro organizou a terra, passou o trator, realizou o plantio, capinou , e depois colheu os alimentos, o projeto é incentivador porque espera-se que as famílias façam suas próprias roças no quintal e que tenha o mínimo de alimentos oferecendo uma vida melhor para a comunidade.
Emily Machado da Silva 7ºC
PROJETO ROÇA ESCOLAR KOKUE
O projeto Roça Escolar KOKUE está localizado próximo a escola tengatuí Marangatu, é um campo experimental de 12mil metros quadrados de solo, o projeto iniciou em 2017 com a participação de alunos e professores, sob a coordenação do professor Cajetano Vera, o objetivo é que as pessoas que possuem suas roças possa plantar e tirar dali o seu próprio alimento e garantir a independência financeira, na roça escolar é cultivado vários tipos de alimentos, arroz, feijão mandioca, Batata doce e milho.
O projeto iniciou e teve várias etapas, como: a limpeza da roça, as medições do solo, compra de sementes, medir as distâncias de cultivo, preparar o lugar e plantar, cuidar, capinar até chegar ao ponto de colher e teve a participação dos alunos, realizando pesquisas, fazendo medidas, aprendendo várias coisas, nome de plantas espécies e assim adquirindo muitos conhecimentos. É um projeto importante para que haja mudanças, para que possamos incentivar para as famílias não passar necessidades financeiras e com o cultivo as pessoas podem comer os alimentos e vender até doar a quem precisa.
Vinicius Reginaldo 7ºC
ROÇA ESCOLAR
O projeto Roça Escolar foi criado em 2017 na reserva indígena de Dourados, iniciou no segundo semestre d 2017, realizou a primeira colheita na semana dos povos indígenas se encerrando no dia 20 de abril.
Os benefícios do projeto é ensinar os mais novos a aprender a cultivar a terra reaproveitando os alimentos para plantar e doar sementes para a comunidade, os alunos e professores estão envolvidos juntamente com o coordenador do Projeto Cajetano vera as etapas foram de plantar, tratar a terra, adubar, colher e consumir.
Kauã Rodrigues Martins
PROJETO ROÇA ESCOLAR KOKUE
O Projeto Roça Escolar acontece na escola Tengatuí Marangatu desde o ano de 2017 e até hoje o projeto avança, quem participa é os professores do 6º ao 8ºano e anos iniciais, coordenado pelo professor Cajetano Vera.
O objetivo do projeto é fornecer alimentos e semente para o plantio na comunidade e proporcionar conhecimentos aos alunos sobre o cultivo de roças, servindo os alimentos na merenda e incentivar as famílias a cultivar na sua própria roça.
Na roça escolar cultiva-se mandioca, feijão, arroz e batata doce, aprendi que é bom ter uma roça, porque pode fornecer alimentos servindo nas refeições e podemos vender os alimentos ou doar, é um projeto importante porque pode influenciar as pessoas que não tem alimentos a cultivar a sua roça e ter alguma coisa para se alimentar.
Gabriele Martins7B
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ROÇA KOKUE: aluno sdo 7º ano
PLANTIO DA RAMA DA MANDIOCA:
Alunos aprendem a cortar a rama para o plantio, profªEgizele;;
rama cortada pronta para ser plantada;
Professor Cajetano orienta sobre o processo de corte da rama;
um grupo de meninos organizam as covas para o plantio;
e todos juntos realizam o plantio da rama;
professores envolvidos na atividade: Egizele e Cajetano
uma aula prática com muita alegria e empolgação.
Organização:Professora: Egizele Mariano da Silva,/2021,desenvolvida na disciplina de Língua Portuguesa/2017.
Comments