O Problema da falta de água
A água é muito importante para nós, na minha casa não falta água, mas muitas pessoas estão sem.
A aldeia Jaguapiru é diferente da aldeia Bororó, lá falta muita água, a comunidade recebe água só no final da semana, por isso ajuntam água em galões, para não ficar sem água, mas duram, por pouco tempo, porque usam muita água toda hora, para lavar roupa, lavar louça e tomar banho.
Claudionor Paulo Cepre, Kaiowá, 7ºC, 2017
A Falta de água na Reserva Indígena
A falta de água na Reserva indígena já é normal, nossos governantes não se preocupam com a comunidade indígena, porque para eles não falta água, mas a nossa comunidade, como é que fica nessa história? Nós não somos Zé ninguém, somos humanos também, como qualquer um, no planeta.
Muitas pessoas acham que não precisamos de água, mas é claro que precisamos, para nosso uso doméstico, para as crianças, nas escolas, para nosso uso pessoal; Sem água as pessoas ficam doentes, desidratadas, os postos de saúde, lotam de crianças com diarreia; O que podemos fazer para resolver isso? Não sabemos o que fazer, porque não fazemos milagre.
O que fazem com o povo indígena é uma injustiça, não temos saneamento básico, as bombas de água não prestam mais, e o governo aonde está? Nossos parentes foram colocados nesta reserva com poucos mananciais de água, agora temos que nos adaptar a viver assim, um dia a água vem, outro não sabemos se tem
Aluno Alvanei Moura Martins, Guarani,8ºB, 2017
A falta de água nas Aldeias
O problema de falta de água aqui na reserva de Dourados, está prejudicando muita gente, muitas pessoas estão sem água para beber, tomar banho, cozinhar, lavar roupas, algumas pessoas vão até os rios lavar roupa, outras precisam ir na casa de alguém que tem água, para poder lavar a sua roupa, isso acontece muito na aldeia bororó;
Alguém deve fazer alguma coisa, para que todos possam receber água em suas casas, assim, a comunidade não sofreria tanto.
Talita Benites Cavalheiro, Kaiowá,7ºB, 2017;
O problema da falta de água na Reserva Indígena
Os problemas aqui nessa Aldeia são muitos, vivemos entre 15.912 habitantes, alguns fazem poços caseiros para ter água para beber, porque a água vem algumas vezes durante a semana, as vezes ficamos sem água até três semanas, o ruim dos poços é que a água não é tratada e muitas crianças ficam doente algumas famílias usam água de minas, lagoas, até bebem dessa água, porque não há outro jeito, muitas minas podem estar contaminadas por agrotóxicos que prejudicam a saúde da comunidade.
As pessoas que moram na aldeia deveriam acordar, porque a vida aqui na aldeia está ficando cada vez mais difícil, água é quem nos da energia, sem ela não somos nada, sem ela não sobreviveríamos, pois dependemos dela para tudo.
Fabrícia Ferreira Gonçalves, Kaowá, 8ºB,2017
A falta de água na Reserva Indígena
Na Reserva Indígena de Dourados moram indígenas e não indígenas, com o passar dos anos o problema de falta de água aumentou porque aumentou o número de habitantes indígenas, há lugares que tem água já outros não, em alguns lugares a água vem pela manhã em outros a tarde ou somente a partir da meia noite, os poços de abastecimento não conseguem abastecer todas as casas da reserva indígena, há seis reservatórios de distribuição de água mas não atendem toda comunidade.
Com a falta de água na aldeia, algumas famílias não tem outra opção a não ser pegar água de rios, nascentes, as vezes consomem água suja que causam doenças, principalmente nas crianças.
Isso poderia melhorar, não deixar faltar água para ninguém, mas é um problema constante que até agora não se resolveu e a comunidade indefesa sofre com a falta de água em suas residências.
Aluno Tiago Rodriguês, Guarani
A falta de água na Reserva Indígena de Dourados
A Reserva indígena sofre com o desabastecimento com 15.912 pessoas que residem na reserva, estão ficando doentes por causa de águas contaminadas de poços e açudes. A nossa reserva sofre com muitas coisas, mas o problema maior é a falta de água, há pontos que tem água outros não tem.
Na nossa reserva há seis reservatórios de água, imagina, não é suficiente para atender duas aldeias com 15.912 habitantes, além disso, algumas bombas estão queimadas e não há recursos segundo a Sesai para manutenção das bombas e das redes de água.
Quando falta água nas escolas não dá para ter aula, não da para usar o banheiro, preparar o lanche, lavar a escola, a SESAI não consegue resolver o problema, por falta de verbas, e muitas pessoas também não colaboram, tem água em suas casas e vivem desperdiçando, precisamos mudar isso, para termos uma aldeia boa para se viver.
Aluna: Mel Marques,Terena,8ºB,2017
A falta de água na Reserva Indígena
Existem 15.912 indígenas que residem na reserva indígena sendo da etnia: Kaiowá, Guarani e Terena e os não indígenas; A comunidade tem vivido muito mal devido ao desabastecimento, a maioria das famílias sofrem sem água em suas residências, é preciso armazenar água numa caixa d´água para não faltar água, muitos estão limpando os poços caseiros para ter sua água de novo.
Os problemas recorrentes nos últimos anos são por causa da ausência de manutenção da rede de abastecimento de água, os representantes da SESAI de Dourados estão perdidos, não sabem o que fazer, porque não recebem as peças necessárias para consertar a rede.
Para resolver o problema da alta de água na Reserva é preciso consertar a rede de encanamentos, trocar as bombas e registros queimados e acompanhar as pessoas que tem poços caseiros, pois foram proibidos porque diziam estar contaminados e muitas crianças estavam ficando doentes, outra situação é os agrotóxicos presentes nas águas de rios, porque sem água da rede, sem poços, sem poder beber água de rios é muito complicado, viver sem água não é possível.
Liziane da Silva Martins, Guarani,8ºB,2017
A Falta de água na Reserva Indígena
O problema da falta de água na Reserva Indígena acontece, porque quando uma bomba estoura a água fica derramando, escorrendo para todo lado, desta forma a água não chega em nossas casas;
Na aldeia Bororó quando falta água a comunidade vai para os açudes, buscar água para beber, lavar roupa, se não ir ao açude os filhos não tem roupa limpa para ir a escola, alguns quando ficam sem água começam a faltar na escola, e as vezes não tem água nem na escola e assim não tem aula;
A comunidade está furando os poços caseiros novamente, a Sesai disse que esses poços não são bons, causam doenças para nós indígenas, para resolver esse problema, poderia ter fiscais da Sesai, visitando as casas e não permitir o desperdício, informar a comunidade sobre os cuidados com as torneiras e fornecer caixas d´água para quem não tem poder armazenar sua água.
Mariciele Romeiro Montanha, Kaiowá,8ºB 2017
A Falta de água na Reserva Indígena
A falta de água na aldeia Jaguapiru é um problema muito sério, famílias estão sofrendo em seus lares, e saem lavar roupas fora de casa, algumas vão até os córregos ou nos vizinhos que tem água;
Para acabar com esse problema na aldeia Jagaupiru e Bororó a SESAI deve perfurar mais poços em vários pontos da reserva e permitir que se faça poços caseiros para quando não ter água encanada, tem água dos poços.
Essa falta de água tem prejudicado, nós que somos alunos, quando não tem água, não temos aula, sem água não tem como preparar a merenda, limpar as salas, usarmos os banheiros, realizar a limpeza da escola nem mesmo podemos beber água, por isso é necessário construir mais poços para acabar com essa crise de água, não é bom para nenhuma família ficar sem
Gessiqueli Machado Aquino. Guarani,8ºB,2017
A falta de água na Reserva Indígena
Na Reserva Indígena de Dourados residem 15.912 indígenas e não índios que sofrem com a falta de água, isso já é comum na reserva, muitas pessoas vão para os córregos para lavar roupa, buscar água para o consumo, mas é uma água que pode estar poluída.
As torneiras secas, os canos estourados são alguns dos problemas e na espera de peças alguns ficam de 4 a 5 dias sem água e os poços que foram perfurados, não ajudaram muito, e a comunidade já acostumou a viver com uma quantidade menor de água.
A SESAI diz que tenta resolver o máximo possível o problema, mas essa falta de água não prejudica apenas os moradores, mas as escolas também.
Alice Fernanda Arce Ferreira, Kaiowá, 8ºB,2017
A Falta de água na Reserva Indígena
A Falta de água na Reserva Indígena tem aumentado nos últimos anos, por causa dos poços que estão com as bombas queimadas e não tem manutenção dos canos estourados.
Na aldeia Jaguapiru e Bororó, há muitas pessoas que estão sem água e vão longe atrás de água; A SESAI está perdida não sabem o que fazer, porque estão sem recursos, não há peças para manutenção das bombas e materiais para substituição dos canos na rede de abastecimento;
Caio Junior Fernandes Machado,Guarani, 6ºC,2017
A Falta de água na Reserva Indígena de Dourados
A falta de água nas aldeias de Dourados acontece desde muitos, a Sesai encarregada de acompanhar o uso da água encanação na aldeia, não sabem o que fazer, estão sem rumo, sem verbas, para comprar materiais e equipamentos para manutenção.
Na Reserva Indígena não há poços suficientes para abastecer as casas das duas aldeias, e tem um porém, os poços caseiros foram proibidos, porque estavam contaminados, assim a comunidade passou a depender de água encanada.
É por isso que falta água na aldeia, com a dependência da rede de abastecimento e não tendo manutenção, falta água e o problema continua faltando água para o uso pa comunidade.
Breno Luan Garcia Ramos, Terena, 6ºC, 201
A Escassez de água no Brasil
A água é utilizável e continuará sendo um bem cada vez mais disputado no planeta, não é só na nossa aldeia que falta água, mas no Brasil todo, muitas pessoas não tem acesso a uma água potável , a água e o saneamento são essenciais para a vida, agricultura, saúde, energia,; O Brasil possui muita água mais tem pessoas que desperdiçam, não economizam e não pensam no futuro.
As plantas, os animais, também precisam de água como nós precisamos dela para viver, com esses desperdícios de água não haverá água no futuro e isso prejudicará as plantas, animais, solo e nós, porque sem água podemos ficar doentes, as plantas podem morrer, em São Paulo a cidade já está sofrendo, os rios estão secando, não tem chovido suficiente e há muita poluição.
Rodrigo Reginaldo de Souza,Terena, 8ºB,2017
A Falta de água na Reserva Indígena
A população indígena residente na reserva é de 15.912 indígenas, a maioria das famílias, estavam sem água nas suas casas, então foram fazer protesto na rodovia, fecharam a rotatória central na aldeia Jaguapiru.
Sem água não da pra fazer nada, não da para lavar roupa, louça, sem água na torneira é ruim, prejudica a vida de pessoas que não tem caixa d` água, e sem chuva prejudica solo, as matas secas provocam incêndios, se não tiver água não tem aula nas escolas, não podemos pegar água dos poços caseiros, porque podem estar contaminada, por isso os poços caseiros foram proibidos.
As pessoas que tem água da Sanesul, estão de boa, se estragar é só ligar que eles vem arrumar, eles tem direito porque pagam pela água que consomem, agora nós indígenas não temos condições de pagar, algumas famílias não tem recurso nem para comprar uma torneira.
Rodrigo Reginaldo de Souza,Terena, 8ºB, 2017
os textos acima retratam a realidade vivenciada pela comunidade indígena residente nas aldeias Jaguapiru e Boróró.
A situação problemática de falta de água ainda continua presente em 2021, na reserva indígena de Dourados, muitas famílias ficam dias sem água, uma situação complicada vivenciada em tempos de pandemia.
imagens da reserva indígena de Dourados, fonte, internet.
Comments